Natal para além das prendas?

O Natal está mais do que aí à porta, e com ele vem a loucura dos jantares, da comida abundante e claro das prendas. Quero antes de mais deixar claro que este texto não se trata de uma promoção do Natal. Existem famílias que não celebram o Natal, e não têm crianças nem mais, nem menos desenvolvidas do que isso. Mas para as famílias que efetivamente celebram o Natal, torna-se por vezes complicado fazer entender às crianças que este dia não se resume a receber prendas. Levadas pela propaganda e pela agitação da época, muitas vezes as crianças focam-se apenas no materialismo do dia e desvalorizam outros valores também inerentes da época como a família, a partilha, o amor, entre outros.

Desta forma, apresento de forma reduzida algumas dicas que podem ajudar a incutir estes valores à criança durante esta época festiva e ao mesmo tempo a desvalorizar a importância das prendas em si.

  • Contagem do tempo até ao Natal – primeiro que tudo, épocas festivas como Natal, Carnaval, Páscoa, entre outros, são extremamente importantes para a criança ser capaz de estruturar a passagem do tempo e para criar referências. Assim, chegado a dezembro podemos aproveitar para trabalhar este fator. Uma forma simples são os famosos calendários de chocolate do advento. Mas estes podem facilmente ser adaptáveis. Os chocolates podem ser trocados por atividades diárias a fazer em família: ver um filme, fazer um bolo, jogar um jogo de tabuleiro, entre tantas outras ideias que podem ser desembrulhadas dia após dia. Desta forma, a criança passa a associar a contagem para o Natal não só aos chocolates, mas também a momentos positivos passados em família, fomentando assim o espírito de Natal.

 

  • Brinquedos e roupas – como é sabido, o Natal significa também partilha, algo que por vezes é difícil de desenvolver de forma simples nas crianças, muitas vezes na fase egocêntrica do seu desenvolvimento. Uma forma de incutir o espírito de partilha pode passar por ajudar a criança a selecionar roupas ou brinquedos que já não sirvam ou que a criança já não use. De seguida, basta procurar uma instituição que esteja a aceitar brinquedos ou roupas. É importante explicar este processo à criança e incluída, fazendo-a entender que não está a perder nada, mas antes a ganhar a oportunidade de passar objetos que já não usa a alguém que irá de certeza dar mais uso.

 

  • Lanches partilhados – sei que esta é uma realidade já presente em diversas escolas: trocar o típico teatro por um lanche partilhado, ou fazê-lo no fim do teatro ou festa. Esta é de facto uma excelente ideia. Ao criar esta oportunidade, desenvolve-se um sentimento de partilha entre a escola, mas também um sentimento de pertença, onde cada criança e família faz parte de uma comunidade maior e onde se sente integrado e aceite, mais uma vez, sentimentos próprios à época natalícia.

 

  • Fazer as próprias prendas – as crianças costumam ser a alegria dos natais das mais diversas famílias, em parte pela felicidade que mostram em abrir as prendas que ansiaram tanto. E todas as crianças sabem o bom que é receber prendas. Mas é também importante que as crianças aprendam a alegria de dar. Ao fabricarem as suas próprias prendas para os familiares, as crianças aprendem a importância de dar, mas também que o valor da prenda não está nem no valor monetário, nem na extravagância, mas antes no símbolo de dar e receber.

 

  • Aproveitar a quadra festiva – acima de tudo, conseguir aproveitar a época festiva. É tão comum que com todo o alvoroço criado à volta do Natal, os adultos vivam num ambiente de stress e preocupação, algo que as crianças sentem, ainda que não processem. Desta forma, é importante aproveitar esta quadra para estar em família, sobretudo com tantos planos, frequentemente gratuitos, que podem ser feitos e desta forma fomentar a ideia do valor da experiência, sobre o bem material.

Sobretudo, aproveitem, porque o Natal tardará um ano a voltar.

Um feliz e santo Natal!

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