Obrigada

Celebra-se hoje o dia do obrigado e senti que não devia deixar em branco. A realidade é que não dizemos esta palavra vezes suficientes. Entre o nosso quotidiano e os nossos afazeres, tomamos muito do que nos rodeia por garantido e esquecemos de mostrar o nosso apreço pelos pequenos esforços que aqueles que nos rodeiam fazem para tornar o nosso dia um pouco melhor. Todos os pais, professores e terapeutas sabem a importância desta palavra para com os nossos filhos, colegas e professores, mas muitas vezes os agradecimentos ficam dentro da nossa cabeça, como que se o outro o soubesse.

Por isso, hoje, quero aproveitar este dia. É que no fundo, a minha maior gratidão é poder fazer o que mais me apaixona, todos os dias. Por isso, quero agradecer. Quero agradecer a todos os professores, que se esforçam e que se levantam, dia após dia, sempre com uma esperança e uma fé renovada, nas suas crianças, nos seus alunos. Quero agradecer-lhes por não desistirem. Quero agradecer-lhes por tentarem inovar num sistema tão fechado, e por tantas vezes verem oportunidades onde outros viam apenas dificuldades. Quero agradecer-vos pela profissão tão digna que têm e pelo vosso trabalho, que sei que não é fácil.

Quero agradecer aos meus colegas terapeutas. Psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos, fisioterapeutas e tantos, tantos outros. Por todos os momentos mais difíceis onde o sorriso e a esperança não desvanecem. Por todas as alegrias que surgem e por cada conquista vossa, nossa e de cada um. Quero agradecer por todo o trabalho de equipa, por verem que sozinhos é mais difícil, mas que quando estamos juntos, o céu é o limite. Obrigada pela vossa partilha e pelo vosso conhecimento. Sou tão mais rica por partilhar crianças extraordinárias com outros colegas igualmente extraordinários, e é tão bom saber que a vida destas crianças é preenchida por sorrisos tão lindos e tão nobres.

Quero agradecer às famílias, e se me permitem, com um carinho especial aos pais e às mães. Este agradecimento não é complicado nem pomposo. É bastante simples, para dizer verdade. Quero agradecer-vos por darem o vosso melhor. Eu sei que passamos a maior parte do tempo a puxar para ver quem faz melhor, e tantas, tantas vezes em julgamentos fúteis que em nada ajudam. É uma realidade a que raramente escapamos. Mas acreditem pais, mães, tios e avós, nós sabemos que cada um está a fazer o melhor que pode. A vossas crianças também o sabem, e também sei que o agradecem. Aos pais que confiam as suas crianças, o seu bem mais precioso, comigo 1 ou 2 vezes por semana, um agradecimento de coração. Sei o peso e a responsabilidade que me entregam semanalmente, e sou-vos eternamente grata por isso.

A todas as crianças. As que já se cruzaram no meu caminho, as que ainda o passam todas as semanas. A todas as crianças que já o foram comigo e que hoje em dia já o deixaram de ser. Muito obrigada por terem deixado que fizesse parte da vossa história. Obrigada por me ouvirem e por me aceitarem. Acima de tudo, obrigada pelas valiosas lições que me ensinaram, que foram tantas, tantas. Sabem crianças, sinto que não vos agradecemos o suficiente. Sinto que passamos tantas horas a discutir e a argumentar com vocês, sobre vocês e por vocês, que nos esquecemos do importante: agradecer-vos por fazerem parte da nossa vida, e por a embelezarem com inocência, alegria, vitória e superação, todos os dias.

Sei que os agradecimentos não podem nem devem ser feitos uma vez por ano. Sei que este processo devia ser repetido todos os dias. Sei que na relação com a realidade nem sempre é fácil. Mas quem sabe, se esta palavra, esta única, pequena e simples palavra, não tornaria tudo mais simples. Por isso, a todos, obrigada.fullsizerender

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s