O meu colega T. – dia da consciencialização do autismo

Entrámos na sala, estávamos no início do ano letivo. A F. é uma menina que já vinha a acompanhar há bastante tempo, por isso conhecemo-nos bem e a sessão é muitas vezes utilizada para falar sobre vários assuntos.

– Ana, este ano tenho um colega novo… Não sei se já ouviste falar sobre ele aqui na escola… é o T.

Efetivamente já tinha ouvido e já tinha visto. A sua transferência tinha sido muito debatida em reuniões e era uma criança muito fácil de identificar nos recreios…

– Sim F., já o vi até, mas não sabia que era da tua turma… Ele está a gostar da nova escola?

– Não sei Ana… Em alguns dias acho que sim, em outros não tanto… Hoje, por exemplo, a professora ensinou-nos um jogo muito giro, e a turma estava toda a rir muito. Aí, do nada, o T. começou a gritar muito alto, a pôr as mãos nos ouvidos e a chorar. Não percebi bem o porquê… Eu achava que ele ia gostar do jogo…

– Sabes F., por vezes tu também te queixas do barulho na tua sala de aula, não é verdade? – ela acenou com ar pensativo – Pois, eu lembro-me que sim. O que acontece com o T., é que por vezes o barulho que nos parece normal é demasiado para ele, e assim é difícil para ele de se controlar.

A Cara da F. iluminou-se.

– Sim Ana, eu sei, a professora já nos disse. Falou-nos de alguma coisa sobre o autismo. Disse que o T. não gostava de barulhos fortes, nem que se pusessem à frente dele na fila. Ele também não gosta de choques ou encontrões e já vi que também não gosta muito que lhe tirem coisas da mão… Fica mesmo irritado… Por vezes, alguns meninos são menos simpáticos com ele, e tiram-lhe o chapéu para ver o que ele faz… Ele irrita-se muito, mas com razão, eles já sabem que ele não gosta…

– Ok, parece que tens estado muito atenta ao T. … O que é que achas de o ter como colega?

– Olha Ana, a mim parece-me óptimo! Ele aprendeu a ler tão, mas tão depressa! E já sabe os números todos! É meio trapalhão a escrever e por vezes precisa de se levantar ou faz uns barulhos estranhos… Mas eu estou sentada ao lado dele, e desde que o conheci já aprendi imenso sobre os planetas e foguetões! Devias ver, parece que ele sabe tudo sobre as estrelas, os astronautas e o espaço! Eu aprendo muito com ele! E às vezes ensino-lhe algumas coisas também. Eu cá gosto de o ter na sala, e sabes que mais? Não me interessa minimamente se ele é ou não é isso que os adultos dizem do autismo. Para mim, ele é só mais um amigo!

kids-running-348159_960_720.jpg

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s